top of page
  • Foto do escritorMedesport

Meu joelho dói e está inchado. O que fazer?


O joelho doloroso e inchado (aumento do volume articular) indica que articulação está sofrendo algum tipo de agressão e, isso é válido para todas as articulações.


A dor e o aumento do volume de uma articulação pode ser em decorrência de uma patologia periarticular (por exemplo de bursas e tendões) ou originada dentro da articulação (artralgia).


As alterações periarticulares e intrarticulares (artralgias) podem ser em decorrência de:


1) patologias inflamatórias ( infecção, artrite induzida por cristais, doenças inflamatórias sistêmicas);

2) patologias não inflamatórias, geralmente alterações mecânicas (trauma, distúrbios internos).


De todos os problemas que podem trazer dor e aumento de volume articular sem dúvida a artralgia com derrame articular, quando há liquido na articulação (artrite), causada por microorganismos (artrite infecciosa) é a mais preocupante de todas por poder destruir a articulação ou até mesmo evoluir para um infecção sistêmica.


Portanto fica a dica, com dor e aumento de volume de uma articulação procure um médico rapidamente, principalmente em se tratando de jovens onde a incidência de artrite infecciosa é maior.


Dor no joelho é coisa séria! Aplique gelo durante 30 minutos, de 4 em 4h no local para ajudar a aliviar a dor em caso de sintomas e não se automedique, procure um ortopedista especializado. Somente um médico especializado pode indicar o melhor tratamento.


Autor: Dr. Claudio Lepéra - Ortopedista e Traumatologista na Granja Viana

59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page